CURIOSIDADE SOBRE AS FEZES DAS POMBAS

Muito se fala sobre as fezes das pombas, mas você sabia que doenças transmitidas por fungos e que se desenvolvem em dejetos como a Histoplasmose e a Criptococose, estão presentes também nas fezes humanas, de outros animais, no solo, na poeira doméstica, em frutas com mofo, na carne mal passada, no leite mal fervido, no filtro do ar condicionado quando não é limpo, etc...?
Porém, esses fungos necessitam de condições especiais para sobreviverem!  

ELES NÃO RESISTEM AO SOL E ÀS ALTAS TEMPERATURAS. PORTANTO, ASFALTO, PRAÇAS ABERTAS, AREIAS ENSOLARADAS E PARAPEITOS NÃO SÃO AMBIENTES FAVORÁVEIS AOS FUNGOS, POIS ULTRAPASSAM TAIS CONDIÇÕES TÉRMICAS. (TUDOR, 1991)

Além disso, a Histoplasmose também conhecida como a “doença das cavernas”, PODE se manifestar em seres vivos que VIVEM EM AMBIENTES FECHADOS e com grande acúmulo de matéria orgânica onde o fungo encontra condições ideais para crescimento. 

Notem que para haver a contaminação por uma pomba, é necessário que:
1º Exista uma pomba contaminada.
2º Exista uma pessoa imunodeprimida
3º Essa pessoa imunodeprimida encontre a pomba contaminada e coma ou aspire as fezes dela.

Quem é HIV positivo, tem câncer ou qualquer outra doença que comprometa o sistema imunológico, deve pedir ao seu médico a prescrição de MEDICAMENTOS IMUNOSSUPRESSORES. Um paciente nestas condições não deve frequentar praças, metrôs, ônibus ou locais com grande acúmulo de pessoas, visto que até mesmo um simples resfriado pode ser fatal nesta condição!
Portanto deixem de culpar as pombas! É muito mais fácil a pessoa pegar criptococose dentro da sua casa, do que na rua!

Referências: TUDOR, D. C. Pigeon Health and Disease. Iowa: lSU Press, 1991.

(FONTE: #SalvemAsPombas e Redes Sociais)


Postar um comentário

0 Comentários