O celular se transformou em um item essencial em nossas vidas, principalmente depois do crescimento das redes sociais. Por isso, não é raro vermos alguns motoristas utilizando o aparelho – seja para atender uma ligação ou checar emails, Twitter, Zap e o Facebook – enquanto dirigem seus veículos. Além de ser proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro, o uso do celular ao volante coloca em risco o condutor e todos os demais presentes nas vias de trânsito e passageiros. Vale lembrar que mesmo os fones de ouvido e o viva-voz também são proibidos.
Dirigir um veículo envolve tomada e processamento de informação e também atividades motoras. Apesar de muitos acreditarem que é possível combinar direção e celular, isso pode afetar a percepção do motorista, que demora mais para prever e identificar riscos, além de ficar mais lento e alheio ao que está ocorrendo.
Se for preciso utilizar o celular para falar, usar redes sociais ou enviar SMS, pare o carro. Até mesmo para traçar a rota no GPS, procure fazê-lo com o veículo ainda parado.
Seja um motorista consciente!
0 Comentários