Com Plenário lotado, Câmara discute transporte público
A Câmara de Muriaé realizou nesta terça-feira, dia 27, uma Audiência Pública em seu plenário para discutir o transporte público coletivo em Muriaé. Representantes de vários organismos ligados a esta área, como Prefeitura, Demuttran, Ministério Público, Judiciário, órgãos de segurança pública e Conselhos de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, embora tenham sido convidados, não compareceram. A população, ao contrário, encheu o plenário juntamente com suas lideranças de bairros e o presidente da FEAMA (Federação das Associações de Muriaé e Adjacências), José Nenzim.
O Executivo alegou que a audiência foi informada muito em cima da hora (23 de junho) e seus representantes já possuíam outros compromissos marcados. Já a Câmara justificou que a Audiência realmente foi decidida em cima da hora pela divulgação inesperada na quarta-feira, dia 21, do edital de licitação de todo o transporte público por ônibus de Muriaé, para 26 de julho, estabelecendo novamente um contrato de 15 anos. O legislativo de Muriaé entendeu ser urgente discutir com a população, já que estavam todos, inclusive a Câmara, completamente sem informações sobre o processo que desencadeou a licitação.
Durante a Audiência, moradores e representantes de diversos bairros de Muriaé que se fizeram presentes, posicionaram-se e debateram as carências e necessidades que os muriaeenses vivem hoje no transporte público coletivo. O que muito se falou estava resumido na fala do presidente da Câmara, Dr. Gerson Varella Neto (UNIÃO), ao abrir a Audiência, destacando que “há anos, o transporte coletivo público é alvo de muitas reclamações. Na maioria das vezes, as queixas referem-se ao fato de não haver linhas e horários suficientes para atender os moradores dos bairros, às condições ruins dos veículos e aos preços das passagens. Estas questões ocorrem, sem dúvidas, no fomento da baixa qualidade dos serviços prestados”.
A Audiência foi proposta pelo vereador Valdinei Lacerda (PSD) e coordenada pela vereadora Drª Miriam Facchini (PP), presidente da Comissão de Transporte da Câmara. Além destes, os vereadores Prof. Júlio Simbra (PSD), Anderson da Caixa (PSD) e Wellington Forim (SOLIDARIEDADE), posicionaram assim como os ex-vereadores David Lacerda e Jair Abreu, os presidentes das associações de moradores dos bairros São Joaquim/Joanópolis, Dornellas II, Colety, São Pedro, Porto Velho, Barra, Santa Terezinha, entre outros, além de muitas pessoas presentes, usuárias do transporte público de Muriaé. Um momento de democracia proporcionado pelo Legislativo que poderia ter sido melhor aproveitado se todos os agentes públicos envolvidos pudessem estar presentes.
(FONTE: CÂMARA MUNICIPAL DE MURIAÉ)
0 Comentários